Cursos de Graduação

TCC - Trabalho de Conclusão de Curso


O Trabalho de Graduação Interdisciplinar (TGI) é um trabalho que deve ser desenvolvido a partir da oitava etapa do curso de Engenharia de Materiais com o objetivo de integrar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo do curso. No curso de Engenharia de Materiais todos os trabalhos de TGI devem conter parte prática, contemplando a realização de experimentos. De acordo com o parecer do Conselho Nacional de Educação ? Câmara de Ensino Superior (CNE-CES 1362/2001) das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia fica estabelecido que o trabalho final de curso, denominado pela Escola de Engenharia como TGI, é obrigatório como atividade de síntese e integração de conhecimento.

Estágios


O Estágio Supervisionado Curricular Profissionalizante (ESCP) é uma atividade acadêmica com duração mínima de 240 horas, onde o estudante desenvolve atividades profissionalizantes em Empresa, em Órgão Público ou em Instituto de Pesquisa, com acompanhamento contínuo de um Professor, sendo esta vinculada ao Núcleo de Estágios Supervisionados - NES, que é parte integrante dos Órgãos de Apoio Didático Pedagógico da Escola de Engenharia da UPM conforme artigo 32 de seu respectivo regimento. O ESCP visa propiciar a complementação do ensino, a fim de se constituir em instrumento de integração, em treinamento prático e em aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano.

Atividades Complementares


As Atividades Complementares proporcionam uma formação sociocultural mais abrangente e seu foco principal é complementar a formação, enriquecendo o conhecimento teórico-prático com atividades realizadas fora dos programas das disciplinas previstas na grade do curso. O objetivo é ampliar os horizontes da formação profissional e pessoal do aluno, estimulando sua iniciativa e respeitando sua individualidade por meio da escolha de atividades de maior interesse para o desenvolvimento de suas competências. Envolvendo Ensino, Pesquisa e Extensão, as Atividades Complementares possibilitam uma maior articulação entre teoria e prática, permitindo uma permanente atualização do conteúdo das disciplinas.

Atividades de Extensão


A extensão universitária é o processo educativo, cultural e científico, que articula o ensino e a pesquisa, de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. A extensão é uma via de mão dupla, com trânsito assegurado à comunidade acadêmica, que encontrará, na sociedade, a oportunidade de elaboração da práxis, de um conhecimento acadêmico. No retorno à Universidade, docentes e discentes trarão um aprendizado que, submetido à reflexão teórica, será acrescido àquele conhecimento.

Pesquisa / PIBIC


O Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC Mackenzie) se destina a complementar o ensino de graduação, oferecendo aos estudantes a oportunidade de desvendarem como se processa a geração do saber e como o conhecimento científico é adquirido. Esses objetivos são alcançados pela participação do aluno nas atividades práticas e teóricas no ambiente de pesquisa, sob a orientação de um professor-pesquisador. A efetivação e consolidação da boa pesquisa em nossa Universidade é uma questão prioritária de nossa Reitoria, e é apoiada pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie que tem disponibilizado as bolsas de Iniciação Científica para os nossos "alunos-pesquisadores".